A Escola

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alcides Kammer Andrade, localizada na Rua Lourenço Leme, nº 956, Vila Sumaré, atende atualmente ao Ensino Fundamental Ciclo I (3ª e 4ª série); Ensino Fundamental de 9 Anos Ciclo I (1º ao 5º Ano) e Educação Infantil. A unidade escolar,que foi criada pelo Decreto nº 1507, de 07/02/1979, com o nome de EMPG da Vila Sumaré, passou a denominar-se EMPG Prof. Alcides Kammer Andrade pelo Decreto nº 1743, de 31/03/1981. Só em 09/04/1998, com o Decreto nº 4190, recebeu a atual denominação: EMEF PROF. ALCIDES KAMMER ANDRADE. Nome dado em homenagem ao Professor Alcides Kammer Andrade, compositor da marcha “Salve Leme”, hino do município de Leme e que era carinhosamente chamado por seus alunos e amigos pelo seu apelido: Professor Zulingo. A escola funciona das 07h às 20h, sendo que das 07h às 12h e das 12h30min às 17h30min são ministradas as aulas regulares e, das 17h30min às 20h, realizam-se atividades relacionadas aos projetos extracurriculares, parceria da Associação de Pais e Mestres com a comunidade e prefeitura, nas quais se destacam: jazz, ballet clássico, artesanato, karatê, iniciação esportiva (futsal e handball), canto coral, iniciação musical (violão e flauta), ginástica rítmica desportiva. Durante o período de aula, também são desenvolvidos projetos que enriquecem os conteúdos programáticos, como o projeto “Quarta Cultural” que oportuniza aos alunos a apresentação dos trabalhos realizados em sala de aula que enfocam a leitura e produção de todos os gêneros textuais conforme cronograma anual. 
Na Educação Infantil, é enfocado o projeto "Trabalhando com a paz” onde se ressalta a importância da vida em paz com a família, amigos e comunidade. 
A equipe escolar é composta de 27 professores, 7 profissionais na equipe de apoio, 7 monitores de projetos extracurriculares e a equipe Administrativa / Pedagógica que é, atualmente, composta pelo Diretor; Vice Diretora e Coordenadora Pedagógica. Em 2008, percebendo-se a necessidade de ampliação do número de salas nessa escola, a Prefeitura determinou que se construíssem 4 novas salas (amplas e mobiliadas) para atender a demanda de alunos e autorizou também a reforma do prédio que há muito tempo necessitava de reparos. Dentre as reformas e ampliações destacam-se: a nova cozinha; a sala de dança; a sala de leitura; o laboratório de informática; o novo consultório dentário; a sala de coordenação e secretaria; colocação de forro em uma sala de aula e pátio; novos banheiros; nova sala de professores; lavanderia e fraldário; cozinha experimental; corredores, salas e banheiros adaptados para atender a alunos com necessidades especiais e a cobertura de áreas externas, facilitando a circulação de alunos no interior da escola. Em 2010, foi implantada a Sala de Recursos Multifuncionais, com a finalidade de ofertar um atendimento educacional especializado, para complementar a escolarização, ampliando as condições de participação e aprendizagem de alunos com necessidades especiais nas escolas de ensino regular.